top of page

3 PASSOS PARA MUDAR COMPORTAMENTOS DE SEU PÚBLICO INTERNO


Para mudar orientações comportamentais humanas não basta apertar botões ou usar chamarizes. Podemos utilizar comunicados estipulando e esclarecendo normas ou ainda intervenções premiadas (do tipo “vamos colocar a cenoura na frente dos coelhos e eles vão correr atrás”). Porém estas ações, se isoladas, têm efeito momentâneo, dissipando-se com o passar do tempo e demandando reforço constante. Intervenções premiadas, por exemplo, concursos internos e prêmios por determinado comportamento, podem ser eficazes por mais tempo se utilizados com propósito dentro de um planejamento de ações conectadas.

Um exemplo simples é uma campanha para conscientizar os colaboradores a separar lixo reciclável. Se a empresa apenas colocar um cartaz “separe o lixo reciclável” próximo à área de descartes, haverá determinado resultado. Caso a mesma empresa passe esta mensagem em cartazes, aborde a importância da questão em treinamentos e reuniões e mostre aos colaboradores o impacto desta simples ação, o resultado, certamente, será potencializado.

O exemplo do lixo, claro, é um modelo simplório. A mesma técnica de comunicação pode ser usada para tratar de comportamentos ligados a metas financeiras, de produção ou de vendas, ou ao cumprimento de normas importantes.

Veja 3 aspectos que não podem ser esquecidos em uma ação interna para mudança de orientação comportamental:

1# Mostrar claramente a diretriz

Aonde se quer chegar deve ser mostrado claramente. Se a diretriz não for mostrada desde o início, ela deve ir se esclarecendo aos poucos durante o processo de comunicação. Como quando utilizamos chamadas tipo “teaser” para fazer refletir sobre determinado assunto, entrando depois com a meta clara.

2# Fazer a mensagem “chover” sobre o público

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Este ditado é uma realidade no mundo da comunicação interna. Quando falamos de comportamento de uma determinada massa de pessoas, fica difícil observar resultados notórios em poucos dias, com poucas ações. É necessária a repetição (de variadas formas) de determinada mensagem, para que ela penetre na cultura das pessoas.

3# Fazer a mensagem cair na boca do povo

Para que as pessoas deem importância à mensagem, ela deve estar na boca do povo. As pessoas desenvolvem interesse se percebem que outros estão interessados também. Para popularizar a mensagem há de se utilizar os canais disponíveis, sejam veículos formais ou informais (veja neste blog, dicas para utilizar os fluxos informais sem custos). Além disso, o envolvimento dos líderes formais e informais é fundamental.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
bottom of page