top of page

6 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


1# Ser comunicativo por todos os lados O comunicador tem que se comunicar (óbvio). Algumas pessoas são mais hábeis na escrita do que na conversa, outras vice-versa. O comunicador empresarial, contudo, tem que ser hábil em todas as formas de comunicação e saber fazer uso delas com objetivo. Muitas vezes, ele terá que se valer de vários veículos e ferramentas para comunicar-se com seu público.

2# Ter bom relacionamento interpessoal O comunicador “easy go” tem mais chances de realizar um bom trabalho na empresa do que aquele que cria empecilhos nas relações interpessoais. Isso porque todo o seu trabalho é baseado em relacionamentos: seja com as fontes, com multiplicadores, lideranças, clientes, fornecedores enfim, todos os elementos chave dentro de sua rede de stakeholders.

3# Ser persuasivo Constantemente, o comunicador vê-se em situações onde está difícil conseguir uma informação, aprovar um texto ou peça, levar algum projeto adiante porque algum gestor não “o comprou”. A competência de persuasão (não o convencimento por si só) deve ser utilizada a seu favor.

4# Saber ouvir e observar As percepções (próprias e alheias) são importantes para o bom comunicador. As informações que são passadas pelos facilitadores da empresa precisam ser editadas e divulgadas da maneira mais benéfica para o momento. Só é possível ao comunicador realizar este trabalho, se ele ouvir as pessoas (público alvo) e observar o que se passa.

5# Ser bom em organizar informações e dados As informações, dados, análises, fatos e percepções são matéria prima para o comunicador. Não será um fator facilitador ter toda esta matéria prima bagunçada sem critério.

6# Ter boa orientação para resultados Defendo que a “orientação para resultados” é uma das competências que mais deveriam ser valorizadas dentro das empresas. Qualquer processo só pode ser considerado bem sucedido se trouxe resultados. Senão, não há propósito para gastar energia com aquilo. O resultado era informar? Não adiantou nada fazer um negócio bonito que ninguém entendeu. O resultado era trazer felicidade? Não adiantou nada fazer um negócio bem organizado se ninguém ficou feliz. O resultado era reduzir custos, melhorar processos, desenvolver pessoas, facilitar a vida? Enfim, tracem um paralelo em suas empresas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
bottom of page