top of page

REDAÇÃO COM SEO: COMO FAZER ARTIGOS OTIMIZADOS PARA SITES E BLOGS



Após o crescimento da propagação dos conhecimentos de SEO (Search Enginee Optimization – Otimização para Sites de Buscas) na web em sites e cursos, estourou a demanda por criação de conteúdo otimizado para SEO. Hoje, para alimentar um blog ou site e obter sucesso, não é suficiente ter algo interessante a dizer e saber escrever bem. Também é necessário saber otimizar o conteúdo através de uma redação com técnicas de SEO aplicadas.


Se você ainda não sabe bem o que é SEO e para que serve, clique aqui.


Veja neste artigo, as principais técnicas e como combiná-las para otimizar seu texto sem perder a essência nem a atratividade do mesmo.


Principais técnicas de SEO em redação e como aplicá-las em seu texto


#1 Uso adequado de palavras-chave


Palavra-chave é o termo que melhor determina do que se trata seu site, página ou texto. Este termo é o que você deve esperar que seja digitado lá no mecanismo de busca quando os leitores forem procurar algo sobre o assunto.


A densidade de palavras-chave no texto é um dos fatores que pode fazer seu link subir nos resultados. Porém, nada de apenas repetir incansavelmente a palavra-chave. Por exemplo: sua palavra-chave é “óculos de sol”. Então, você escreve o texto:


Os óculos de sol são importantes para proteger nossa visão. Os óculos de sol podem ser também um acessório que representa o estilo do usuário. Utilizar óculos de sol esportivos, por exemplo, mostra seu estilo mais jovem e despojado ao passo que óculos de sol mais clássicos demonstram mais seriedade.


Imagine agora, ler um texto de 1000 palavras com este ritmo de repetição? Quem é que aguenta?


Além de não ser uma boa prática de redação, a repetição intensa de palavras-chave pode ser entendida pelo Google como spam e seu site pode sofrer penalidades como perda de posições ou até mesmo, exclusão.


Para driblar este efeito, aposte no uso de sinônimos, representações ou palavras relacionadas à palavra-chave. O Google então, será seu amigo porque dia após dia, seus engenheiros buscam formas de deixar os algoritmos de busca mais inteligentes. Sendo assim, este tipo de construção é favorecida pelo buscador. Veja como ficaria o trecho acima:


Os óculos de sol são importantes para proteger nossa visão. Este tipo de óculos pode ser também um acessório que representa o estilo do usuário. Utilizar óculos de sol esportivos, por exemplo, mostra seu estilo mais jovem e despojado ao passo que utilizar modelos mais clássicos destes acessórios demonstra mais seriedade.


#2 Correto posicionamento da palavra-chave


Para ter mais destaque perante o buscador, já que não dá pra ficar repetindo o termo principal, há outras técnicas. Veja algumas:

  • Uso da palavra-chave no cabeçalho;

  • Colocar palavras-chave no título e subtítulos;

  • Citar uma vez a palavra-chave no último parágrafo.

#3 URL amiga


Ao nomear as páginas de seu site, utilize a palavra-chave do conteúdo que está ali, separando as palavras com hífens. Deixe a URL (slug) amigável (não muito comprida). Algumas plataformas para a construção de páginas e blogs já editam o slug automaticamente. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada e, se for o caso, mudar.


Veja como ficaria o final da URL no caso acima: oculos-de-sol


www.oculoslegaispracaramba.com/blog/oculos-de-sol


#4 Destaque na palavra-chave


Negritar a palavra-chave é uma boa tática para destacá-las sem repetir demais. Veja que lá no primeiro parágrafo deste texto está aplicada esta técnica. Veja se isso combina com o estilo do seu blog/ site antes de fazê-lo.


#5 Link Building


A chamada link building (algo como construção de links) ajuda no SEO da página. O assunto é complexo, mas a base é a presença de links em outros sites apontando para o seu site. Ter uma página externa com um link apontando para o seu site é como ter uma recomendação de um terceiro, correto? Porém, com a crescente onda de blogueiros e empreendedores digitais “comprando” estes links de terceiros, o Google criou alguns elementos restritivos nesta questão.


Vale a pena investir em links internos, dentro do seu próprio site (exemplo: em um texto seu você coloca um link para outro conteúdo de seu blog). Isso faz com que o leitor passeie mais em seu site e gera tráfego. Mas, faça-o de uma maneira natural, sem forçar!


Falar de SEO não é tão simples assim: primeiro porque se trata de um estudo não linear. Ou seja, não há uma cartilha exata do que o buscador irá considerar, tantos e quão complexos são os algoritmos dos sites de busca. Segundo, porque estes algoritmos estão sendo aperfeiçoados constantemente para se tornarem ainda menos “exatos” e mais “humanos”.


Em outros posts, abordaremos mais questões relacionadas a este assunto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
bottom of page